(61) 99644 1205 (61) 3081 0554

Cirurgias

Septoplastia

O que é Septoplastia?

Septoplastia é uma cirurgia realizada para a correção de desvios existentes no septo nasal. O septo nasal é uma estrutura constituída por mucosa, cartilagem e osso que divide a cavidade nasal direita da cavidade nasal esquerda, no centro do nariz. Quando o mesmo se encontra desviado pode provocar sintomas de obstrução  nasal.

Quem tem a indicação de Septoplastia?

A septoplastia é indicada para os pacientes com desvio de septo nasal que apresentam obstrução nasal (nariz entupido) e que não melhoram com tratamento com medicamentos, afim de melhorar a respiração e consequentemente a qualidade de vida.

Como é realizada a cirurgia?

A cirurgia é feita por dentro do nariz, não há cicatrizes externas. A septoplastia consiste em se levantar a cobertura mucosa do septo nasal, para que se exponham as alterações ósseas e cartilaginosas do septo. Após a correção das áreas desviadas, a mucosa nasal é reposicionada e suturada. Geralmente não é necessário uso de tampões no pós-operatório

Turbinectomia

O que é turbinectomia?

Turbinectomia é uma cirurgia realizada para reduzir o tamanho das conchas nasais. As conchas ou cornetos nasais são ossos esponjosos, recobertos por mucosa, responsáveis por controlar o fluxo de ar no nariz .

Quem tem a indicação de  Turbinectomia?

A Turbinectomia está indicada quando o paciente apresenta obstrução nasal importante decorrente do aumento exagerado dessas conchas , que não responde ao tratamento medicamentoso .Tem por finalidade melhorar a respiração nasal .

Como é realizada a cirurgia?

A cirurgia consiste em remoção do excesso das conchas nasais com diversos instrumentos cortantes ou usando instrumentos de corte e cauterização. Geralmente não é necessário uso de tampões no pós-operatório.

Rinoplastia

O que é Rinoplastia?

A Rinoplastia é a cirurgia realizada para mudar o formato do nariz com o intuito de harmonizar esteticamente o nariz com outros elementos da face.

Quem tem a indicação de  Rinoplastia?

A Rinoplastia está indicada para pacientes que se sentem insatisfeitos com o formato do nariz e desejam melhorar a sua aparência ou para os casos em que a função respiratória está prejudicada pelo formato do nariz, independente do descontentamento por parte do paciente.

Como é realizada a cirurgia?

A cirurgia é realizada após uma análise cuidadosa de fotografias de várias poses especificas da face do paciente . Isso é extremamente importante pois permite um diagnostico preciso das alterações a serem reparadas e para a escolha  da técnica operatória .Cada paciente exige uma avaliação e uma abordagem individualizada.

Sinusectomia

O que é a sinusectomia?

Sinusectomia é uma cirurgia  realizada para desobstruir os seios da face .

Quem tem a indicação de  sinusectomia?

A sinusectomia está indicada para pacientes com sinusites de repetição, sinusite crônica ou para os portadores de pólipos nasais  que apresentam queixa de nariz congestionado, associado ou não a redução do olfato e presença de secreção nasal sem melhora com o tratamento medicamentoso.

Como é realizada a cirurgia?

Geralmente todo o procedimento é realizado por dentro do nariz sem cicatrizes externas. A cirurgia consiste em remover delicadamente estruturas anatômicas ou pólipos nasais que dificultam a drenagem dos seios da face e com isso permitir a  saída das secreções acumuladas como também melhorar  a sua ventilação.

Adenoidectomia

O que é adenoidectomia?

A adenoidectomia é o procedimento realizado para a remoção da adenóide. A adenóide é um tecido que cresce por trás do nariz podendo levar a obstrução nasal, roncos e apneia quando aumentado (hipertrofiado). A hipertrofia de adenoides é mais comum em crianças de forma que na fase adulta adenoide se encontra bem diminuída ou residual, raramente hipertrofiada.

Quem tem a indicação de adenoidectomia?

A adenoidectomia está indicada em pacientes com roncos, apneia do sono e obstrução nasal que tenham hipertrofia de adenóide sem melhora com tratamento medicamentoso. Há ainda indicação de adenoidectomia para crianças com quadros de sinusites de repetição, otites de repetição ou otites serosas (acúmulo de catarro no ouvido) por aumento da adenóide.

Como é realizada a cirurgia?

A cirurgia é realizada através da boca, sem a necessidade de cortes ou incisões externas. 
O cirurgião pode retirar adenóide com uso de curetas ou microdebridadores com auxílio de sistema de vídeo.

Amigdalectomia

O que é amigdalectomia?

Amigdalectomia é a remoção cirúrgica  das amígdalas. As amígdalas são acúmulos de tecido linfoide, semelhantes aos gânglios que se encontram no pescoço, só que estão situadas no fundo da garganta de cada lado da úvula (campainha).

Quem tem a indicação de amigdalectomia?

A amigdalectomia está indicada principalmente em pacientes com roncos com a presença de apnéia que sejam causados por amígdalas aumentadas e para pacientes com amigdalites de repetição ( infecções recorrentes das amígdalas) .

Como é realizada a cirurgia?

A cirurgia é realizada através da cavidade oral, sem a necessidade de cortes ou incisões externas. Após expor as amígdalas através da cavidade oral o cirurgião realiza a dissecção e remoção das amígdalas.

Uvulopalatofaringoplastia

O que é uvulopalatofaringoplastia?

  A   uvulopalatofaringoplastia é a cirurgia utilizada para diminuir a intensidade do ronco e para tratamento de alguns casos leves a moderados de Apneia do Sono após cuidadosa avaliação do paciente utilizando exames complementares  que ajudam a diagnosticar a gravidade do problema.

Quem tem a indicação de uvulopalatofaringoplastia?

  A Uvulopalatofaringoplastia está indicada para pacientes portadores de ronco primário e para casos de portadores de Síndrome da Apneia obstrutiva do Sono de grau leve ou moderado levando em consideração uma avaliação cuidadosa com exames que permitem fazer um diagnostico preciso do problema e principalmente dos locais onde ocorrem a obstrução das vias aéreas.

Como é realizada a cirurgia?

A cirurgia é realizada através da boca, sem a necessidade de cortes ou incisões externas. Consiste em reduzir o excesso de tecido do palato mole e  ajuste da musculatura faríngea . Para isso , é necessário a remoção das amigdalas quando ainda estão presentes.

Dacriorrinocistostomia Endoscópica

O que é Dacriorrinocistostomia Endoscópica?

Dacriorrinocistostomia Endoscópica é cirurgia realizada através do nariz para desobstrução dos canais lacrimais quando esses se encontram obstruídos.

Quem tem a indicação de Dacriorrinocistostomia?

A Dacriorrinocistostomia é indicada em pacientes com sintomas de  lacrimejamento excessivo (epífora) e infecções recorrentes ou crônicas do saco lacrimal (dacriocistites).

Como é realizada a cirurgia?

A cirurgia é realizada por via endoscópica (por dentro do nariz), sem a necessidade de cortes ou incisões externas. É feita uma pequena incisão interna na cavidade nasal, para realização de abertura cuidadosa da região do saco lacrimal. Após a exposição do saco lacrimal, ele é então aberto e pode ser necessário colocar uma fina sonda de silicone, posicionada e fixada no interior da cavidade nasal. Esta sonda permanecerá no interior do nariz por cerca de 4 semanas e depois retirada no consultório médico do otorrinolaringologista .

Otoplastia

O que é a Otoplastia ?

A Otoplastia é a cirurgia realizada para correção de deformidades da orelha , sendo a mais comum a” Orelha de Abano”.

Quem tem indicação de Otoplastia ?

A Otoplastia está indicada para pessoas acima de 6  anos de idade  que apresentam deformidade da orelha externa .

Como é realizada a cirurgia ?

A cirurgia é realizada na maioria dos pacientes com anestesia local para adultos e sob anestesia local e sedação para crianças . Consiste em promover o ajuste dos contornos das cartilagens da orelha de modo dar um formato mais anatômico e estético para a orelha .

 

Telefones:
 (61) 3081.0554 | (61) 996441205

E-mail:
 septoclinica01@gmail.com

Nossa localização:
SMHN – Quadra 2 – Bloco B- Ed. Cleo Octavio
Loja 02- Térreo – Asa Norte- Brasília- DF
Cep: 70710-146

waze_button google_maps